Bem-vindo ao nosso site

 

O Ilê Axé Ominlaio esta localizado na cidade de Praia Grande, no estado de São Paulo. É uma casa de candomblé destinada ao culto dos Orixás, Voduns e guias espirituais amerindeos(caboclos, Boiadeiros, Baianos, Pretos velhos, Exus e Pomba-giras).

Nosso objetivo é preservar pela tradição da religiosidade afro-brasileira, zelando pela ética, responsabilidade, honestidade e respeito a religião.

Todos aqueles que estiverem envolvidos nestes ideais são muito bem-vindos. 

 Axé a todas as Nações afro-brasileiras. 

 

Pai Acácio D'Ogun e Pai João Fernando D'Oxalá 

 

 

 

"Oxum, Graciosa mãe, senhora das águas frescas. que ao dançar rodopia como o vento, sem que possamos vê-la.
Senhora plena de sabedoria, que todos veneramos juntos.
Que come pétékí com Xapanã.
Que enfrenta pessoas poderosas e com sabedoria as acalma."

 

 

"(...) Diante do que viam, os Orixás perguntaram a Ogún: "Que metal esplêndido é este?" Ògún respondeu: "O segredo desse metal me foi dado por Olódùmarè. É chamado de Irin, o ferro." Os Òrìsà olhavam as ferramentas de Ògún com muita admiração,(...)"

 

 

O Candomblé

 

O candomblé é uma religião monoteísta onde o Deus único cultuado é Olorum. Os Orixás e Voduns são seus representantes, elementos da natureza divinizados que regem o universo. Seu culto é de origem africana e nesta religião as divindades são homenagidas com oferendas, cânticos, danças e paramentos proprios de cada Orixá. Elementos religiosos do povo brasileiro foram introduzidos nesta religião permitindo que também fossem cultuadas entidades de ancestrais nativos do Brasil. Desta forma é comun que seja encontrado nas casas de axé o culto a caboclo de pena, boiadeiros e outros guias espirituais que genericamente podemos demominar de "encantados ou catiços". A fusão desses dois elementos, o africano com o brasileiro, deu origem aos chamados Candomblés Caboclos, onde o elemento afro-basileiro é totalmente integrado ao culto do Orixá.

Ilê Axé Ominlaio (RANCHO DAS ÁGUAS) é uma casa destinada ao culto aos Orixás e voduns da tradição Yoruba e Daometana, que também cultua os ancestrais "donos da terra" que constituiram o nosso povo brasileiro. 

 

Pai Acácio D'Ogun e Pai João Fernando D'Oxalá